A clínica Jardins de Benfica tem ao seu dispôr vários serviços na área de cuidados de saúde, desde medicina geral à sua especialização dentária.

MEDICINA DENTÁRIA


Ordontia


Endodontia

Estética e Reabilitação
Oral


Implantologia


Higiene Oral


Branqueamento
Dentário


Prótese Fixa e Removível


Cirurgia Oral


Odontopediatria


Periodontologia


Oclusão


ORDONTIA

A Ortodontia é a Especialidade da Medicina Dentária que se dedica ao estudo e tratamento dos problemas ou irregularidades dentárias e faciais.

Atualmente, através de técnicas inovadoras e pouco invasivas, a Ortodontia permite corrigir os problemas de mau posicionamento dos dentes naturais e problemas de desenvolvimento dos maxilares em qualquer faixa etária ou fase de crescimento.

Inclusivamente, é já possível através de sistemas de aparelhos “invisíveis” realizar tratamentos ortodônticos com uma elevada eficácia, sem que isso prejudique a sua atividade profissional ou social diária.

ENDODONTIA

A Endodontia é a Área da Medicina Dentária que se dedica ao tratamento dos problemas que afetam a polpa dentária, ou a porção nervosa dos dentes naturais.

Em situações onde a cárie já afetou a polpa dentária, que se traduz pela típica dor aguda ou pelo abcesso dentário, o tratamento endodôntico permite solucionar estes problemas através da eliminação das bactérias que afetaram a polpa e do preenchimento do interior do dente com um material próprio, que permite a eliminação da infeção existente, e a devolução da saúde do dente em causa.

ESTÉTICA E REABILITAÇÃO ORAL

A Estética e Reabilitação Oral é o campo da Medicina Dentária onde se planifica e executam reabilitações de toda a dentição devolvendo a Estética perdida e a função mastigatória normal. Muitas vezes, socorre-se de várias áreas da Medicina Dentária em casos mais complexos, de maneira a proporcionar ao paciente um resultado final altamente previsível e duradouro.

Atualmente, é possível previsualizar o resultado que o paciente poderá esperar no final do tratamento, através de uma maquete que se confeciona e permite avaliar quais as mudanças esperadas no final do tratamento reabilitador.

IMPLANTOLOGIA

A implantologia é a area da Medicina Dentária que se dedica à substituição de dentes perdidos através de implantes dentários.
Os implantes dentários são raízes artificiais compostos por titânio tratado, que após se ancorarem no tecido ósseo dos maxilares permitem suportar dentes ou próteses totais/parciais, devolvendo a função Estética e mastigatória da dentição natural original.

Atualmente, o tratamento com implantes é o melhor meio para substituição de dentes perdidos, com uma relação custo-benifício quase ideal para o paciente.

HIGIENE ORAL

A consulta de Higiene Oral tem como objetivo educar, promover e prevenir doenças orais e problemas da cavidade oral.

As visitas regulares à consulta de Higiene Oral são um factor não só determinante na manutenção dos seus dentes, assim como na obtenção de um sorriso mais bonito e saudável ao longo do tempo.

É realizado um diagnóstico oral para rastreio de cáries, doenças das gengivas e diagnóstico de outros problemas que possa apresentar. É também feita a remoção de tártaro, placa bacteriana através de destartarizações, alisamentos radiculares e também o polimento e jacteamento com partículas de bicarbonato para a eliminação de manchas superficiais. A Higiene Oral abrange ainda a aplicação de selantes de fissuras em crianças, flúor de alta concentração, produtos que diminuem a sensibilidade dentária, branqueamentos e a manutenção de reabilitações suportadas por implantes.

BRANQUEAMENTO DENTÁRIO

O branqueamento dentário é um processo de eliminação de manchas e descoloração controlada para os seus dentes, que conta com a aplicação de um gel de forma a torná-los mais brancos. As gengivas e os dentes são protegidos, aplicando-se de seguida um feixe de luz para acelerar o processo de branqueamento.

PRÓTEXE FIXA E REMOVÍVEL

É a área da Medicina Dentária que se ocupa da restauração e manutenção da função oral pela substituição de dentes perdidos e estruturas por aparelhos ou próteses. Os dentes de substituição poderão ser fixos ou removíveis consoante a situação clínica e a vontade do próprio paciente. Nos dias de hoje, os sistemas de próteses mais modernos utilizam tecnologia de ponta, através de sistemas totalmente cerâmicos, extremamente resistentes e com uma estética quase perfeita.

CIRURGIA ORAL

A Cirurgia Oral é a área da Medicina Dentária responsável por todos os actos cirúrgicos relacionados com as extrações de dentes que apresentem impossibilidade de manutenção da cavidade oral, nomeadamente dentes com cáries muito extensas e não restauráveis, dentes em suporte ósseo, dentes inclusos, entre outros.
É também responsabilidade da Cirurgia Oral, o diagnóstico de lesões da cabeça e pescoço, como sejam os quistos ou tumores, que tenham envolvimento com as estruturas da cavidade oral.

PERIODONTOLOGIA

A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento dos problemas dos tecidos gengivais da cavidade oral.

Existem bactérias na cavidade oral que podem desencadear uma infeção chamada doença periodontal, que dá origem à perda dos tecidos de suporte dos dentes naturais (gengiva e osso) e que podem levar inclusivamente à perda dos dentes.

Se notar mau gosto ou mau cheiro (halitose), se notar que as suas gengivas apresentam uma cor alterada ou se sangrarem com facilidade, ou que os dentes apresentam mobilidade, é possível que esteja a sofrer de doença periodontal. Nestes casos particulares, recomenda-se a visita ao seu Médico Dentista para que o possa aconselhar e propor o melhor tratamento para a resolução dos seus problemas de gengivas.

OCLUSÃO

A Oclusão é área da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento dos problemas relacionados com um encaixe incorreto dos dentes dos maxilares, quer sejam problemas derivados com os músculos da mastigação ou articulações responsáveis pelos movimentos dos maxilares durante a sua função normal.

Em muitos casos, os problemas de oclusão manifestam-se através de sintomas que podem ser confundidos com dor de ouvido, ou dores de cabeça, ou até dores musculares na zona do pescoço ou zona cervical da coluna vertebral.

ODONTOPEDIATRIA

A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária que estuda e promove a saúde oral infantil. Tem como principal objectivo a manutenção e o acompanhamento de uma dentição saudável até que os pequenos pacientes cheguem à idade adulta, prevenindo portando graves implicações que possam advir no futuro.

A Odontopediatria utiliza ainda técnicas de abordagem ao paciente que eliminam qualquer medo ou fobia, pois a criança encara o tratamento dentário como uma experiência divertida e animada.



MEDICINA GERAL


Pediatria


Medicina de
Trabalho


Tratamento de Obesidade


Terapia da Fala


Podologia


Clinica Geral


Psicologia


Queda de
Cabelo


Nutrição


Osteopatia


Drenagem
Linfática


PEDIATRIA

O pediatra é o médico com formação dirigida exclusivamente para os cuidados da criança e do adolescente, Os aspectos preventivos envolvem ações como aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis.

MEDICINA DE TRABALHO

Medicina do trabalho ou Medicina ocupacional é um ramo da saúde que se preocupa em preservar a vida e a integridade do trabalhador. Avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza reavaliações periódicas de sua saúde dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais este trabalhador fica exposto.

Os nossos profissionais responsáveis são médicos especializados, que se empenham em prevenir acidentes e problemas de saúde decorrentes de certos ofícios, assim como tratar daqueles que sofrem com consequências de acidentes causados pelas tarefas que exercem.

TRATAMENTO DE OBESIDADE

A obesidade é um problema de saúde pública complexo, com uma incidência elevada, crescente e preocupante entre a população ocidental.O objectivo geral do tratamento da obesidade é conseguir uma redução do peso corporal suficiente para que este deixe de representar um risco para a sua saúde.

TERAPIA DA FALA

O Terapeuta da Fala actua na área da comunicação e da deglutição. Intervém em todas as situações de perturbações congénitas e/ou adquiridas na criança, no adolescente, no adulto e na pessoa idosa. É responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas ao nível da fala e da linguagem bem como alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva (incluindo a aprendizagem), oro-muscular, respiração, deglutição e voz. Neste contexto, a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não-verbal.

PODOLOGIA

Os pés são a base de sustentação do organismo humano, são eles que suportam o peso do corpo, ficando sujeitos a uma enorme tensão. Além de suportarem o peso do corpo, estão constantemente sujeitos a um enorme desgaste ao longo das nossas vidas.

Podologia é o nome da ciência que trata do estudo dos pés. É um ramo auxiliar da área da saúde cuja atuação se concentra na anatomia e fisiologia dos pés. Desenvolve conhecimento biomecânico do tornozelo e dos pés, a fim de compreender a marcha e os problemas que a dificultam, podendo desta forma, implementar tratamento adequado por profissionais da área médica

CLINICA GERAL

A Medicina Geral é a especialidade médica que tem como objeto de estudo o ser humano como um todo, privilegiando a pessoa como ser único e diferente de todos os outros. Nesta Especialidade Médica, o indivíduo é observado na sua componente biológica, psicológica e social. Além de dar resposta à maioria dos problemas de saúde, o especialista em clínica geral adopta toda uma série de gestos de Medicina Preventiva assim como compreende a dinâmica familiar que envolve os seus utentes.

O Médico de Clínica Geral, atende à maioria dos casos de Saúde, desde os primeiros dias de vida (recém nascidos e bebés), Jovens, Adultos e Idosos. Quando os problemas de saúde ultrapassam a sua esfera de ação, o utente é encaminhado para o colega da especialidade mais indicado.

PSICOLOGIA

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano, os processos mentais e a relação entre os dois.

Cabe à psicologia estudar questões ligadas à personalidade, à aprendizagem, à motivação, à memória, à inteligência, ao funcionamento do sistema nervoso, e também à comunicação interpessoal, ao desenvolvimento, ao comportamento sexual, à agressividade, ao comportamento em grupo, aos processos psicoterapêuticos, ao sono e ao sonho, ao prazer e à dor.

QUEDA DE CABELO

Numa sociedade em que se valoriza cada vez mais a aparência física, é importante ter vários cuidados com a sua imagem. Um dos aspectos incontornáveis é a calvície, popularmente designada por careca.

Muitas vezes é só associada ao sexo masculino, no entanto é um problema que afecta tanto homens como mulheres embora de forma diferente. Nos homens começa por se manifestar na zona frontal e no caso das mulheres representa uma redução do volume e densidade do cabelo, sobretudo na parte superior.

O nosso primeiro conselho é não se deixar abater, até porque há milhões de pessoas na mesma situação que você. Anime-se, mesmo não havendo solução para tudo, para a falta de cabelo já existe.

NUTRIÇÃO

A alimentação, para além de proporcionar prazer essencial à própria vida, é um dos aspectos mais relevantes na nossa saúde. São os alimentos que fornecem ao organismo as várias substâncias nutritivas – nutrientes - de que este necessita.

Nutrição é a ciência que estuda a relação dos alimentos com a saúde e bem-estar, ou seja, refere-se à forma como o organismo utiliza, transforma e incorpora os nutrientes, de forma a assegurar as suas funções vitais.

OSTEOPATIA

É um metodo são e natural que utiliza técnicas manipulativas bastante precisas, em nada agressivas ao organismo, com o objectivo de restabelecer a mobilidade dos diferentes sistemas corporais, de modo a melhorar a sua interação e regulação. É indicado para patologias de coluna vertebral, entorses, contracturas musculares, escolioses, alterações posturais e de equilíbrio, tendinites, dores de cabeça e ansiedade.

DRENAGEM LINFÁTICA

É uma massagem suave e lenta que é subdividida em duas parte. Na primeira parte, é feita a desobstrução dos gânglios linfáticos com técnicas de massagem específica e depois é feita a massagem de drenagem linfática sempre no sentido ascendente ,começando nos pés e terminando na face. É indicado para ativação da circulação sanguínea e linfática, emagrecimento, ativação do sistema imunitário, redução da retenção de líquidos, redução do edema e inchaço nos membros inferiores, assim como a ativação do sistema intestinal e relaxamento físico e mental.